SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue15Linguagem características de alunos de 8ª série do Ensino Fundamental e seu desempenho em RedaçãoO vestibular em discussão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BRITO, Maria do Socorro Taurino. Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem. Est. Aval. Educ. [online]. 1997, n.15, pp.135-198. ISSN 0103-6831.

Apresentar formas de operacionalização da avaliação por norma e por critério, considerando a possibilidade de sua utilização em sala de aula, pelo professor, constituiu o principal objetivo da autora em sua tese de doutorado apresentada na Universidade de São Paulo. A autora aprofunda a discussão sobre como as escolas lidam com o processo de avaliação, perdendo, quase sempre, a oportunidade de levantar dados sobre os processos de ensino e aprendizagem. Analisa, ainda, o papel da matemática no currículo, evidenciando a dificuldade que ela representa para os alunos, gerando reprovação e evasão. Verifica, em seguida, se a utilização de diferentes tipos de avaliação contribui, diferentemente, para os resultados da aprendizagem em matemática.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Ensino de Matemática; Psicologia da Educação.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )