SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Linguagem características de alunos de 8ª série do Ensino Fundamental e seu desempenho em RedaçãoO vestibular em discussão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BRITO, Maria do Socorro Taurino. Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem. Est. Aval. Educ. [online]. 1997, n.15, pp.135-198. ISSN 0103-6831.

Apresentar formas de operacionalização da avaliação por norma e por critério, considerando a possibilidade de sua utilização em sala de aula, pelo professor, constituiu o principal objetivo da autora em sua tese de doutorado apresentada na Universidade de São Paulo. A autora aprofunda a discussão sobre como as escolas lidam com o processo de avaliação, perdendo, quase sempre, a oportunidade de levantar dados sobre os processos de ensino e aprendizagem. Analisa, ainda, o papel da matemática no currículo, evidenciando a dificuldade que ela representa para os alunos, gerando reprovação e evasão. Verifica, em seguida, se a utilização de diferentes tipos de avaliação contribui, diferentemente, para os resultados da aprendizagem em matemática.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Ensino de Matemática; Psicologia da Educação.

        · texto em Português     · Português ( pdf )