SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue16O pesquisador e a estatísticaAvaliação na Nova LDB e nos documentos dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação de São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SILVEIRA, Fernando Lang da. Comparação entre três argumentos de concorrência para o vestibular da UFRGS. Est. Aval. Educ. [online]. 1997, n.16, pp.43-58. ISSN 0103-6831.

O autor, a partir dos resultados do concurso vestibular da UFRGS em 1997, faz um estudo empírico sobre o argumento de concorrência usado pela universidade, com base na média harmônica ponderada dos escores padronizados, e a partir do qual é decidida a classificação dos candidatos por uma vaga nos vários cursos. O autor compara a média harmônica ponderada com outros argumentos de concorrência: a média aritmética simples, chegando à conclusão de que os resultados apresentam muita semelhança. O estudo mostra, entre outros aspectos, que a fidedignidade dos argumentos de concorrência apresentam pequena vantagem quando empregada a média aritmética.

Keywords : Concurso Vestibular; Acesso ao Ensino Superior; Testes.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )