SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17O que é pensamento científico em Química?Estudos em Avaliação Educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SOARES, José Francisco; MARTINS, Maria Inês  e  ASSUNCAO, Cibele Noronha Behrens. Heterogeneidade Acadêmica dos Alunos admitidos na UFMG e PUC-MG. Est. Aval. Educ. [online]. 1998, n.17, pp.61-72. ISSN 0103-6831.

Os autores comprovam, empiricamente, através desse artigo, que os alunos admitidos na PUC-MG, em 1995, têm menor habilidade acadêmica e menor índice de posição social que aqueles admitidos na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no mesmo ano e mesmo curso. Este resultado foi obtido com a aplicação da Teoria de Resposta ao Item, cujo uso foi viabilizado pela existência das respostas de todos os alunos a todas as questões das provas dos vestibulares nas duas Universidades. Essa constatação implica que os resultados brutos do Exame Nacional de Cursos, aplicado pelo MEC, não podem ser usados para comparar instituições de ensino, como a divulgação dos resultados sugere.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; TRI; UFMG; PUC-MG; Cursos; Avaliação da Aprendizagem; Estatística; Exame Nacional de Cursos.

        · texto em Português     · Português ( pdf )