SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Heterogeneidade Acadêmica dos Alunos admitidos na UFMG e PUC-MGEstudos em avaliação educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

VIANNA, Heraldo Marelim. Estudos em Avaliação Educacional. Est. Aval. Educ. [online]. 1998, n.17, pp.73-136. ISSN 0103-6831.

Os Estudos em Avaliação Educacional, realizados pelo autor, abrangem análises sobre Tyler, Cronbach e Scriven. A avaliação é discutida, inicialmente, sob a perspectiva de Ralph W. Tyler, sendo oferecidas várias contestações ao modelo que, entretanto, ainda tem grande importância e influência. Um amplo exame sobre a prática da avaliação é feito com base em L. J. Cronbach sendo, também, examinada a lógica da avaliação a partir de M. Scriven. A questão do planejamento é examinada na discussão de Cronbach, enquanto questões metodológicas de grande relevância são vistas no exame das idéias de Scriven.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Mensuração; Avaliação da Aprendizagem; Métodos de Avaliação; Condições Sócio-Econômicas; Pesquisa; Avaliação Qualitativa.

        · texto em Português     · Português ( pdf )