SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue18Introdução à Teoria da Resposta ao ItemAvaliação educacional: vivência e reflexão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

DEPRESBITERIS, Léa. Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação. Est. Aval. Educ. [online]. 1998, n.18, pp.33-68. ISSN 0103-6831.

As confissões da autora refletem a experiência de uma educadora preocupada com a aprendizagem de crianças e jovens; por outro lado, acusam, igualmente, cautela na apresentação dos procedimentos avaliativos para constatação dessa aprendizagem. Inicialmente, as confissões revelam momentos de sua formação e indicam autores nacionais e estrangeiros que influenciaram o seu pensamento docimológico, expondo alguns de seus posicionamentos teóricos. Depois, passam a oferecer articuladas observações visando a responder perguntas que tem apresentado a si mesma: - qual a diferença entre avaliar o ensino e avaliar a aprendizagem? o que são critérios de avaliação? qual a diferença entre teste e prova? que outros tipos de instrumentos e técnicas existem para avaliar o desempenho dos alunos? como se avaliam os resultados da avaliação da aprendizagem? A todas essas perguntas a autora responde com ponderações e ilustrações, assinalando, entretanto, que outras respostas são igualmente possíveis.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Metodologia; Testes.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )