SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue18Avaliação educacional: vivência e reflexãoInformática e educação: levantamento bibliográfico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SIMOES, Anilce Maria et al. Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível. Est. Aval. Educ. [online]. 1998, n.18, pp.111-156. ISSN 0103-6831.

A alunos da antiga 8ª série do ensino fundamental de Minas Gerais foi solicitada dissertação envolvendo o problema do preconceito, sendo os trabalhos corrigidos por professoras com grande experiência na rede pública e privada. Um grupo de pesquisadoras também de Minas Gerais - Simões, Santos, Passos, Vianna e DoVal - analisou e pesquisou o corpus. A pesquisa mostrou que a escola em geral não está desenvolvendo certas habilidades importantes e desejáveis, além de nem sempre ser bem sucedida no desenvolvimento da capacidade de observar, comparar e generalizar. A conseqüência de tudo isso é que o aluno muitas vezes nem sempre consegue elaborar um texto que efetivamente seja seu e que não reproduza outras falas e opiniões alheias. A investigação realizada por esses educadores contém informações que refletem não apenas um caso singular, mas o drama comum a toda população estudantil brasileira em seus diferentes níveis educacionais.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Redação; Ensino de 1º Grau; Minas Gerais.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )