SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Promoção automática e adequação do currículo ao desenvolvimento do alunoA experiência de avaliação educacional em Minas Gerais 1992 - 1998 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

COSTA, Márcio da. Avaliando impactos sociais de uma política educacional democrática. Est. Aval. Educ. [online]. 1999, n.19, pp.25-56. ISSN 0103-6831.

O artigo, parte da tese de doutoramento do autor, discute, segundo uma perspectiva sociológica, os efeitos decorrentes de uma política educacional desenvolvida no município de Catu, Bahia, por influência da Fundação Clemente Mariani. O trabalho procura estabelecer os efeitos sociais dessa política. Após a apresentação de aspectos da experiência e de uma descrição das estratégias da investigação, o autor mostra, entre outros aspectos, que há um grande impacto social como resultado de uma política educacional e que, nesse novo contexto, a expectativa dos pais e responsáveis com relação ao futuro dos filhos aumenta. A pesquisa mostra que, mesmo sendo de pequena duração a experiência, foi possível detectar resultados promissores, apesar de apresentar pontos que precisariam ser mais trabalhados e eliminadas áreas nebulosas.

Palavras-chave : Sociologia; Políticas Educacionais; Democracia; Bahia; Dados Estatísticos; Ensino de 1º Grau; Formação de Professores.

        · texto em Português     · Português ( pdf )