SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Parâmetros curriculares nacionais. Língua portuguesa: um significativo passo adianteAvaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

BELLINI, Luzia Marta  y  RUIZ, Adriano Rodrigues. Comunidades de conhecimento e comunidades de rendimento: pensando a avaliação do rendimento escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 1999, n.20, pp.79-94. ISSN 0103-6831.

A partir de uma bela colocação de Carl Sagan, o trabalho dos autores, passa a discutir possíveis abordagens no ensino e na avaliação da matemática na escola fundamental. Os autores discutem a problemática de uma “epistemologia de fixação”, fortemente reducionista, que influenciam muitas das atuais avaliações. Ao longo de seu trabalho defendem com bastante propriedade a tese (de Piaget) de que a matemática é um instrumento para a compreensão da realidade, sobretudo na interação entre os sujeitos e o universo.

Palabras clave : Rendimento Escolar; Avaliação da Educação; Ensino de Matemática; Ensino de 1º Grau.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )