SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Parâmetros curriculares nacionais. Língua portuguesa: um significativo passo adianteAvaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BELLINI, Luzia Marta  e  RUIZ, Adriano Rodrigues. Comunidades de conhecimento e comunidades de rendimento: pensando a avaliação do rendimento escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 1999, n.20, pp.79-94. ISSN 0103-6831.

A partir de uma bela colocação de Carl Sagan, o trabalho dos autores, passa a discutir possíveis abordagens no ensino e na avaliação da matemática na escola fundamental. Os autores discutem a problemática de uma “epistemologia de fixação”, fortemente reducionista, que influenciam muitas das atuais avaliações. Ao longo de seu trabalho defendem com bastante propriedade a tese (de Piaget) de que a matemática é um instrumento para a compreensão da realidade, sobretudo na interação entre os sujeitos e o universo.

Palavras-chave : Rendimento Escolar; Avaliação da Educação; Ensino de Matemática; Ensino de 1º Grau.

        · texto em Português     · Português ( pdf )