SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Comunidades de conhecimento e comunidades de rendimento: pensando a avaliação do rendimento escolarExplicação do desempenho em ciências no concurso vestibular de 1998 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

MILDNER, Telma. Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem. Est. Aval. Educ. [online]. 1999, n.20, pp.95-128. ISSN 0103-6831.

A autora, a partir de uma análise crítica da literatura sobre avaliação da aprendizagem, especialmente no Brasil, argumenta que a supervalorização da avaliação da aprendizagem indica, no nível político e no metodológico, um viés conceitual relativamente ao fato de que planejamento, processamento do ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem são elementos constituintes do processo pedagógico, os quais interagem em seus efeitos simultâneos e integrados, por intermédio de íntimas relações de reciprocidade e de complementariedade, sobre e para a ocorrência efetiva da aprendizagem para todos. E, portanto, que uma melhoria da qualidade do ensino para todos e uma conseqüente minimização de fracasso não decorrerão, primeira e principalmente, de uma “mudança de cultura avaliativa” e, sim, demandarão mais básica e abrangente mudança de cultura pedagógica.

Keywords : Processo Ensino-Aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem; Qualidade do Ensino.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )