SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagemA claridade da noite: os alunos do ensino superior noturno author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SILVEIRA, Fernando Lang da  and  PRA, Jussara Reis. Explicação do desempenho em ciências no concurso vestibular de 1998 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Est. Aval. Educ. [online]. 1999, n.20, pp.129-154. ISSN 0103-6831.

Os autores investigaram o poder explicativo que diversas variáveis tiveram sobre o desempenho em Ciências de 23.009 candidatos ao concurso vestibular de 1998 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As variações de escolaridade destacaram-se como as mais importantes pois, somente elas (7 variáveis), explicaram 34, 3% da variância do desempenho, enquanto as variáveis socioeconômicos explicaram apenas 16, 6%. Tais resultados, segundo as autores da pesquisa, constituir-se-iam em evidência empírica contra os posicionamentos teóricos deterministas e reducionistas, que atribuem a algum fator (como, por exemplo, ao socioeconômico) um peso decisivo sobre o resultado no concurso vestibular.

Keywords : Rendimento Escolar; Concurso Vestibular; Ensino de Ciências; Condições Sócio-Econômicas; Dados Estatísticos; UFRGS.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )