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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SILVEIRA, Fernando Lang da  e  PRA, Jussara Reis. Explicação do desempenho em ciências no concurso vestibular de 1998 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Est. Aval. Educ. [online]. 1999, n.20, pp.129-154. ISSN 0103-6831.

Os autores investigaram o poder explicativo que diversas variáveis tiveram sobre o desempenho em Ciências de 23.009 candidatos ao concurso vestibular de 1998 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As variações de escolaridade destacaram-se como as mais importantes pois, somente elas (7 variáveis), explicaram 34, 3% da variância do desempenho, enquanto as variáveis socioeconômicos explicaram apenas 16, 6%. Tais resultados, segundo as autores da pesquisa, constituir-se-iam em evidência empírica contra os posicionamentos teóricos deterministas e reducionistas, que atribuem a algum fator (como, por exemplo, ao socioeconômico) um peso decisivo sobre o resultado no concurso vestibular.

Palavras-chave : Rendimento Escolar; Concurso Vestibular; Ensino de Ciências; Condições Sócio-Econômicas; Dados Estatísticos; UFRGS.

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