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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

VALLE, Raquel da Cunha. Teoria de resposta ao item. Est. Aval. Educ. [online]. 2000, n.21, pp.07-92. ISSN 0103-6831.

Os principais conceitos da Teoria da Resposta ao Item (TRI) são, agora, apresentados pela autora e usados em avaliações educacionais realizadas no Brasil. A TRI emprega um modelo de variáveis latentes para representar a relação entre a probabilidade de um estudante responder corretamente a um item e seus traços latentes (habilidades). A Autora apresenta vários modelos, mas destaca o logístico de três parâmetros. Introduz o conceito de equalização, que possibilita a comparação do desempenho de duas ou mais populações de sujeitos, quando submetidos a diferentes testes com itens comuns. Além disso, aplica a TRI na análise dos dados obtidos pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP, nos anos de 1996 e 1997.

Palavras-chave : TRI; Avaliação da Aprendizagem; Estatística; Metodologia; Testes; Rendimento Escolar; Psicometria; Itens; Mensuração.

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