SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Modelos hierárquicos linearesConstrução e interpretação de escalas de conhecimento: um estudo de caso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

ANDRADE, Dalton Francisco de. Desempenhos de grupos de alunos por intermédio da Teoria de Resposta ao Item. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.23, pp.31-70. ISSN 0103-6831.

O objetivo principal do presente trabalho é de apresentar e comparar três formas de eqüalização (ou ligação) de diferentes populações (obtenção de valores dos parâmetros dos itens e das habilidades na mesma escala), a partir de um estudo de simulação, levando em consideração também o problema do número de itens comuns às diferentes provas. Uma apresentação de modelos matemáticos com suas suposições básicas e dos principais métodos de estimação dos parâmetros dos itens (calibração) e de habilidades dos respondentes é realizada. A seguir, são apresentados estudos de simulação e seus principais resultados. Uma aplicação destes resultados na análise do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP - dos anos 1996 e 1997 é mostrado e, finalmente, são apresentadas conclusões e sugestões.

Keywords : Escala de Avaliação; TRI; Estatística; Desempenho; Avaliação da Educação; SARESP.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )