SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Desempenhos de grupos de alunos por intermédio da Teoria de Resposta ao ItemProgramas de avaliação em larga escala: algumas considerações author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

VALLE, Raquel da Cunha. Construção e interpretação de escalas de conhecimento: um estudo de caso. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.23, pp.71-92. ISSN 0103-6831.

O artigo mostra que, com o aumento do interesse dos educadores brasileiros na Teoria de Resposta ao Item - TRI, em virtude da sua utilização cada vez maior em nossas avaliações, surge a questão da compreensão e da utilização dos resultados que vêm sendo divulgados, em especial no que se refere às escalas de habilidade. Este trabalho tem como objetivo principal fornecer uma visão geral do processo de construção das escalas de habilidade, esclarecendo algumas dúvidas básicas, como, por exemplo, como são definidos os pontos da escala, como é estabelecida a distância entre eles, como cada ponto é caracterizado e como deve ser interpretado, entre outros aspectos. Apresenta, ainda, um exemplo prático do que vem sendo feito no caso do SARESP.

Keywords : Avaliação da Educação; Brasil; Conhecimentos; Mensuração; Estudos de Caso; Estatística; Escala de Avaliação; TRI; Matemática.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )