Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831
Abstract
BELLINI, Luzia Marta and RUIZ, Adriano Rodrigues. Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.23, pp.119-136. ISSN 0103-6831.
Neste texto avaliamos o quadro síntese de história da educação e teorias da aprendizagem discutido no curso de formação de professores ministrado em 1999 pela Secretaria Municipal de Educação de Maringá. Para analisar este quadro e a formação proposta no curso, tomamos como referência cadernos de lições de um aluno da Rede Municipal do ano anterior, 1998. Tal curso indica a incapacidade de avançarmos na escola como local, de fato, público, onde os conhecimentos deveriam ser a alavanca para uma formação mais integral e inteligente de professores e alunos. O que notamos no curso é uma formação deformada, uma visão distorcida da história e da aprendizagem das crianças.
Keywords : História da Educação; Maringá; Formação de Professores; Processo de Ensino-Aprendizagem.