SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Avaliação de projeto: a construção da noção de tempo no ensino de HistóriaContribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

BELLINI, Luzia Marta  y  RUIZ, Adriano Rodrigues. Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.23, pp.119-136. ISSN 0103-6831.

Neste texto avaliamos o quadro síntese de história da educação e teorias da aprendizagem discutido no curso de formação de professores ministrado em 1999 pela Secretaria Municipal de Educação de Maringá. Para analisar este quadro e a formação proposta no curso, tomamos como referência cadernos de lições de um aluno da Rede Municipal do ano anterior, 1998. Tal curso indica a incapacidade de avançarmos na escola como local, de fato, público, onde os conhecimentos deveriam ser a alavanca para uma formação mais integral e inteligente de professores e alunos. O que notamos no curso é uma formação deformada, uma visão distorcida da história e da aprendizagem das crianças.

Palabras clave : História da Educação; Maringá; Formação de Professores; Processo de Ensino-Aprendizagem.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )