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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BELLINI, Luzia Marta  e  RUIZ, Adriano Rodrigues. Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.23, pp.119-136. ISSN 0103-6831.

Neste texto avaliamos o quadro síntese de história da educação e teorias da aprendizagem discutido no curso de formação de professores ministrado em 1999 pela Secretaria Municipal de Educação de Maringá. Para analisar este quadro e a formação proposta no curso, tomamos como referência cadernos de lições de um aluno da Rede Municipal do ano anterior, 1998. Tal curso indica a incapacidade de avançarmos na escola como local, de fato, público, onde os conhecimentos deveriam ser a alavanca para uma formação mais integral e inteligente de professores e alunos. O que notamos no curso é uma formação deformada, uma visão distorcida da história e da aprendizagem das crianças.

Palavras-chave : História da Educação; Maringá; Formação de Professores; Processo de Ensino-Aprendizagem.

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