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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

ORTEGA, Eliane Maria Vani. O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.23, pp.153-176. ISSN 0103-6831.

Este artigo parte de resultados da dissertação de mestrado intitulada “A escola pública discrimina seus alunos quando não se volta para o acesso ao ensino superior?” O objetivo é refletir sobre a discriminação que pode estar ocorrendo em relação aos alunos que cursam o ensino médio público quando se percebe que essas escolas não apresentam uma preocupação explícita em relação aos instrumentos de seleção para o ingresso no ensino superior, enquanto que a escola particular trabalha intencionalmente nesse sentido. Essa discriminação é analisada de forma relacionada ao momento que estamos vivenciando, em que a Educação recebe a influência direta dos pressupostos neoliberais e a revolução técnico-científica exige um novo perfil do trabalhador, dotado de uma boa formação geral, disposto à aprendizagem permanente.

Palavras-chave : Ensino de 2º Grau; Acesso ao Ensino Superior; Escolas Públicas; Ensino Superior; Trabalho; Concurso Vestibular.

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