SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BESSA, Nícia Maria. A teoria da generalização em medidas educacionais em paralelo com a teoria clássica. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.24, pp.03-30. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta uma introdução à teoria da generalização das medidas psicológicas e educacionais, sistematizada e extensamente detalhada por Cronbach e colaboradores em uma monografia publicada em 1972. Através de apresentação em paralelo com a versão mais conhecida da teoria clássica, procura-se mostrar a fundamentação comum e diferenças conceituais e metodológicas entre as duas. Esta introdução restringe seu foco a estudos dos erros de medida, os quais estão no cerne da teoria da generalização e são fundamentais na teoria clássica.

Keywords : Medidas Educacionais; Teoria da Generalização; Teoria Clássica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )