SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

BESSA, Nícia Maria. A teoria da generalização em medidas educacionais em paralelo com a teoria clássica. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.24, pp.03-30. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta uma introdução à teoria da generalização das medidas psicológicas e educacionais, sistematizada e extensamente detalhada por Cronbach e colaboradores em uma monografia publicada em 1972. Através de apresentação em paralelo com a versão mais conhecida da teoria clássica, procura-se mostrar a fundamentação comum e diferenças conceituais e metodológicas entre as duas. Esta introdução restringe seu foco a estudos dos erros de medida, os quais estão no cerne da teoria da generalização e são fundamentais na teoria clássica.

Palabras clave : Medidas Educacionais; Teoria da Generalização; Teoria Clássica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )