SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BESSA, Nícia Maria. A teoria da generalização em medidas educacionais em paralelo com a teoria clássica. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.24, pp.03-30. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta uma introdução à teoria da generalização das medidas psicológicas e educacionais, sistematizada e extensamente detalhada por Cronbach e colaboradores em uma monografia publicada em 1972. Através de apresentação em paralelo com a versão mais conhecida da teoria clássica, procura-se mostrar a fundamentação comum e diferenças conceituais e metodológicas entre as duas. Esta introdução restringe seu foco a estudos dos erros de medida, os quais estão no cerne da teoria da generalização e são fundamentais na teoria clássica.

Palavras-chave : Medidas Educacionais; Teoria da Generalização; Teoria Clássica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )