SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24A teoria da generalização em medidas educacionais em paralelo com a teoria clássicaUsing multilevel methods to investigate research questions that involve nested data: examples from education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

LEE, Valerie E.. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.24, pp.31-46. ISSN 0103-6831.

Sistemas educacionais possuem uma estrutura hierárquica, na qual estudantes estão agrupados em turmas, que se agrupam em escolas. Essas estruturas hierárquicas têm diferentes níveis - o nível do aluno, o nível da turma, o nível da escola. Questões de pesquisa multiníveis buscam investigar relações entre fatores que atuam em distintos níveis. Este artigo discute as principais limitações das tentativas de abordar questões de pesquisa multiníveis com técnicas analíticas de um único nível e introduz algumas características relevantes da modelagem multinível, uma abordagem capaz de lidar adequadamente com questões multiníveis.

Keywords : Modelos Multiníveis; Métodos Quantitativos; Sociologia da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )