SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24A teoria da generalização em medidas educacionais em paralelo com a teoria clássicaUsing multilevel methods to investigate research questions that involve nested data: examples from education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

LEE, Valerie E.. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.24, pp.31-46. ISSN 0103-6831.

Sistemas educacionais possuem uma estrutura hierárquica, na qual estudantes estão agrupados em turmas, que se agrupam em escolas. Essas estruturas hierárquicas têm diferentes níveis - o nível do aluno, o nível da turma, o nível da escola. Questões de pesquisa multiníveis buscam investigar relações entre fatores que atuam em distintos níveis. Este artigo discute as principais limitações das tentativas de abordar questões de pesquisa multiníveis com técnicas analíticas de um único nível e introduz algumas características relevantes da modelagem multinível, uma abordagem capaz de lidar adequadamente com questões multiníveis.

Palabras clave : Modelos Multiníveis; Métodos Quantitativos; Sociologia da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )