SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods?O efeito de 248 escolas de nível médio no vestibular da UFMG nos anos de 1998 1999 e 2000 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

LEE, Valerie E.. Using multilevel methods to investigate research questions that involve nested data: examples from education. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.24, pp.47-68. ISSN 0103-6831.

A aprendizagem na escola envolve interações sociais em grupos - por exemplo, em salas de aula, em escolas. Este artigo apresenta uma discussão sobre como métodos multiníveis podem ser usados para investigar questões de pesquisa relacionadas com eficácia escolar e promoção de eqüidade pela escola. Apresenta ainda diversos exemplos envolvendo efeitos da escola sobre eficácia e sobre promoção de eqüidade. Os exemplos envolvem os temas do tipo de escola freqüentada, do tamanho das escolas e da colaboração entre professores.

Palabras clave : Modelos Multiníveis; Métodos Quantitativos; Sociologia da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )