SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Using multilevel methods to investigate research questions that involve nested data: examples from educationAplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Teresa Gonzaga  e  OLIVEIRA, Rafael Milagres de. O efeito de 248 escolas de nível médio no vestibular da UFMG nos anos de 1998 1999 e 2000. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.24, pp.69-118. ISSN 0103-6831.

Este estudo critica a prática de classificar escolas de ensino médio utilizando as médias do desempenho de seus alunos nos vestibulares. Apresenta como alternativa uma metodologia para avaliação dos efeitos das escolas, desenvolvida a partir da Teoria do Valor Agregado. Com base nos resultados da primeira etapa dos vestibulares da Universidade Federal de Minas Gerais de 1998, 1999 e 2000 foram ajustados modelos estatísticos de análise que incorporam não só a estrutura hierárquica dos dados como também as diferenças sócio-econômicas dos estudantes. Como resultado obtêm-se melhores estimativas para os efeitos das escolas e medidas mais descritivas da variabilidade dos resultados acadêmicos, entre e dentro das escolas. Parte importante da heterogeneidade entre as escolas é explicada por diferenças nos fatores sócio-econômicos dos alunos de uma mesma escola. Os modelos ajustados revelam que não existe uma única classificação adequada para as escolas. No entanto, a parcela da variabilidade total devida às práticas e políticas da escola é alta se comparada a estudos internacionais similares, indicando que a escola secundária freqüentada faz diferença.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Valor Agregado; Comparação de Instituições; Desempenho de Alunos do Ensino Médio; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )