SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24O efeito de 248 escolas de nível médio no vestibular da UFMG nos anos de 1998 1999 e 2000A avaliação na educação básica: ampliando a discussão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BEKMAN, Roberto M.. Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.24, pp.119-136. ISSN 0103-6831.

O artigo apresenta os Blocos Incompletos Balanceados (BIB) como uma possível solução para o problema de como se distribuir um grande número de questões (adequado para se obter informações amplas sobre o ensino) em cadernos de prova com poucas questões (adequados aos alunos). A forma de se distribuir as questões em Blocos Incompletos Balanceados é especialmente útil no uso conjunto com análises à luz da Teoria de Resposta ao Item (TRI) como forma de uniformizar a exposição das questões, visando a obtenção de resultados mais precisos. Neste sentido são apresentados vários exemplos de Blocos Incompletos Balanceados que atendem a diferentes relações entre o número de questões nos cadernos de prova dos alunos face ao total de questões do estudo.

Palavras-chave : TRI; Blocos Incompletos Balanceados; Construção de Provas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )