SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24A avaliação na educação básica: ampliando a discussãoO retorno do investimento em mestrado e doutorado para professores universitários: uma avaliação econômica da educação pós-graduada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SILVEIRA, Fernando Lang da  e  PINENT, Carlos Eduardo da Cunha. A questão da redação no concurso vestibular à universidade: validade e poder decisório. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.24, pp.147-164. ISSN 0103-6831.

Apresentam-se análises de validade e do poder decisório da questão de Redação nos concursos vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, envolvendo 6516 candidatos comuns aos dois concursos. O estudo mostrou que a fidedignidade dos escores na questão de Redação foi expressivamente inferior às fidedignidades dos escores nas demais provas dos concursos. O poder de decisão, isto é, o poder de decidir sobre o sucesso ou o fracasso na conquista de vagas da questão de Redação mostrou-se baixo; mais de noventa por cento dos que conquistaram uma vaga teriam tido sucesso caso a questão de Redação não fosse considerada. O estudo aponta a necessidade das universidades desenvolverem projetos de pesquisa com o objetivo de aprimorar metodologias e critérios de atribuição de escores na questão de Redação, visando aumentar a sua validade.

Palavras-chave : Concurso Vestibular; Questão de Redação; Validade; Poder Decisório.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )