SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento "Língua Portuguesa e Literatura": relevante ou passível de refutação?Teoria da Resposta ao Item (TRI): modelos multidimensionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

LEE, Valerie E.  y  SMITH, Julia B.. Tamanho da escola: qual é o mais efetivo e para quem?. Est. Aval. Educ. [online]. 2002, n.25, pp.77-122. ISSN 0103-6831.

Neste estudo investiga-se a relação entre a aprendizagem e o tamanho da escola de nível médio nos E.U.A. Foram estudadas três levas de dados coletados na pesquisa do National Educational Longitudinal Study de 1988 (NELS: 88) e utilizados modelos hierárquicos lineares, com o HLM, para verificar como o desenvolvimento do desempenho dos estudantes em leitura e matemática, durante os anos da escola média, é influenciado pelo tamanho da escola que freqüentam. A pesquisa focalizou três questões centrais: (a) "Que tamanho de escola média é o mais efetivo para a aprendizagem dos alunos?", (b) "Em que tamanho de escola a aprendizagem é distribuída de modo mais eqüitativo?", (c) "São os efeitos do tamanho distribuídos consistentemente por escolas que diferem em sua composição social?" O tamanho da escola tem efeito mais forte sobre a aprendizagem em escolas com concentração de alunos de baixo nível socioeconômico, assim como nas escolas com maior concentração de alunos de minorias sociais. A discussão dos resultados do estudo focaliza implicações relativas à política educacional.

Palabras clave : Tamanho da escola e aprendizagem; modelos hierárquicos lineares; desempenho em leitura e matemática; composição social; nível socioeconômico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )