SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentaçãoDa seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

COSTA, Sérgio Francisco. Nível de significância alpha ou valor-p?. Est. Aval. Educ. [online]. 2002, n.25, pp.185-198. ISSN 0103-6831.

Nas últimas décadas, alguns pesquisadores têm preferido trabalhar, quando fazem testes de hipóteses estatísticas, com o nível de significância efetivo, chamado de valor-p, em lugar do tradicional nível de significância teórico alpha, fixado a priori, por ocasião do planejamento do experimento. Neste artigo, procura-se mostrar que tal prática flexibiliza demasiadamente a região crítica, deixando a questão da rejeição ou da não-rejeição da hipótese sob a quase inevitável influência de fatores emocionais. Ressaltam-se também aspectos ligados à ocorrência do chamado Erro Tipo II e conseqüências ligadas à sensibilidade do experimento, isto é, do poder.

Palabras clave : Nível de significância; Valor-p; Região crítica; Erro Tipo I; Erro Tipo II; Poder.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )