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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

COSTA, Sérgio Francisco. Nível de significância alpha ou valor-p?. Est. Aval. Educ. [online]. 2002, n.25, pp.185-198. ISSN 0103-6831.

Nas últimas décadas, alguns pesquisadores têm preferido trabalhar, quando fazem testes de hipóteses estatísticas, com o nível de significância efetivo, chamado de valor-p, em lugar do tradicional nível de significância teórico alpha, fixado a priori, por ocasião do planejamento do experimento. Neste artigo, procura-se mostrar que tal prática flexibiliza demasiadamente a região crítica, deixando a questão da rejeição ou da não-rejeição da hipótese sob a quase inevitável influência de fatores emocionais. Ressaltam-se também aspectos ligados à ocorrência do chamado Erro Tipo II e conseqüências ligadas à sensibilidade do experimento, isto é, do poder.

Palavras-chave : Nível de significância; Valor-p; Região crítica; Erro Tipo I; Erro Tipo II; Poder.

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