SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajoLeitura e Escrita: onde estão os desafios? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

AMARAL, Ana Lúcia. As Políticas públicas de avaliação e sua repercussão nas práticas pedagógicas da Escola Plural. Est. Aval. Educ. [online]. 2002, n.26, pp.15-30. ISSN 0103-6831.

Este trabalho é o resultado de re-leitura dos 31 relatórios parciais que compõem ampla pesquisa realizada pelo GAME - Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais - da Faculdade de Educação da UFMG, durante o ano de 1999 na rede municipal de Belo Horizonte, onde se desenvolve o Projeto Escola Plural. O objetivo principal da re-leitura foi identificar as repercussões das atuais políticas públicas de avaliação nas práticas pedagógicas e processos avaliativos das escolas municipais. O trabalho traz à tona o "pretendido" e o "realizado", evidenciando os desencontros das políticas entre si e os desencontros que provocaram nas práticas das escolas.

Palavras-chave : Escola Plural; Políticas Públicas de Avaliação; Práticas Pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )