SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Políticas de não-repetência e a qualidade da educação: evidências obtidas a partir da modelagem dos dados da 4ª série do SAEB-99 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

FERRAO, Maria Eugênia; BELTAO, Kaizô Iwakami  y  LEITE, Iuri Costa. O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99. Est. Aval. Educ. [online]. 2002, n.26, pp.75-92. ISSN 0103-6831.

Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que investiga os fatores que contribuem para o efeito escola no desempenho de estudantes brasileiros, utilizando os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), complementados pelos do censo escolar. Um dos fatores investigados é o ambiente escolar, cujas informações foram levantadas no questionário de escolas da pesquisa. Foi construída uma escala através da técnica GOM (Grade of Membership) de conjuntos difusos. O objeto deste artigo é a apresentação e a aplicação dessa técnica aos dados do SAEB referentes às escolas. A escala resume características da escola, tais como nível de ruído na sala de aula, grau de limpeza do ambiente, disponibilidade de banheiros, biblioteca e laboratórios, segurança da escola, etc. Essa técnica permite uma redução da dimensionalidade do questionário e a sua subseqüente utilização como covariável de um modelo de regressão.

Palabras clave : Conjuntos Difusos; Redução de Dimensionalidade; Escalas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )