SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SAUL, Ana Maria. A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP. Est. Aval. Educ. [online]. 2002, n.26, pp.97-110. ISSN 0103-6831.

A autora registra que este texto foi motivado por um convite que lhe foi feito para participar de um Seminário de Avaliação da Pós-Graduação na USP, em dezembro de 2001, com o objetivo de debater a sistemática de auto-avaliação, em desenvolvimento, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP. A auto-avaliação, como é aqui proposta, reaparece no bojo do debate que se instalou na última década e que coloca a área de Educação frente ao dilema de “ajustar-se ao figurino” da CAPES, atendendo aos critérios das "áreas duras”, ou resistir ao modelo vigente de avaliação, procurando novas formas de organização que descortinem caminhos mais significativos e legítimos para os Programas de Pós-Graduação. Esta sistemática é apresentada como uma prática valiosa, viável, sobretudo porque se insere no cotidiano do Programa e está sendo re-significada coletivamente pelos professores e alunos deste Programa de Pós-Graduação. Tal modalidade de avaliação, compõe, ao lado da avaliação externa, um modelo interessante onde os professores e alunos assumem solidariamente a reflexão sobre as suas práticas de ensino e pesquisa, visando ao aperfeiçoamento do Programa de Pós-Graduação. O texto apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da atual sistemática de auto-avaliação deste Programa, a partir de respostas às questões: “Como entender o processo de avaliação?” “Por que auto-avaliação?” “O que avaliar?” “Quem avalia?” e “Como avaliar?” O último tópico do artigo relata o percurso desta experiência que está sendo construída e vivenciada neste Programa de Pós-Graduação.

Keywords : Avaliação; Avaliação da Pós-Graduação; Auto-Avaliação; Avaliação PUC-SP; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )