SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SOUSA, Sandra M. Zákia L.. Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval. Educ. [online]. 2002, n.26, pp.111-126. ISSN 0103-6831.

Na área de educação tem-se um acúmulo de reflexões acerca dos procedimentos e critérios que vêm sendo utilizados pela CAPES para avaliação dos Programas de Pós-Graduação. Neste texto, a autora busca resgatar análises e proposições debatidas no Brasil, a partir dos anos 80, no âmbito da área, que podem representar uma contribuição ao debate ora em curso no Fórum Nacional de Coordenadores de Programas. São sistematizadas informações oriundas de documentos resultantes de iniciativas da ANPEd e de Seminário envolvendo as universidades públicas paulistas, apresentando-se um mapeamento sucinto do conteúdo dos mesmos. A revisão elaborada subsidiou o levantamento de indagações que procuram articular as análises relativas à avaliação às tendências das políticas educacionais em curso no país, apontando o desafio de se construir indicadores de qualidade que se contraponham aos vigentes.

Keywords : Avaliação; Procedimento e Critérios; Avaliação e Políticas Públicas; Indicadores de Qualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )