SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27É possível conciliar educação com trabalho infantil?Gênero e desempenho em matemática ao final do ensino médio: quais as relações? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas. Est. Aval. Educ. [online]. 2003, n.27, pp.41-76. ISSN 0103-6831.

O presente texto examina problemas ligados às avaliações que abrangem um grande número de sujeitos, fazendo, inicialmente, uma discussão das várias maneiras de acesso ao ensino superior. A seguir, as avaliações sistêmicas, iniciadas na década de 90, merecem detalhadas considerações sobre questões relacionadas à análise dos dados e às metodologias estatísticas empregadas. A avaliação do SAEB - Sistema de Avaliação do Ensino Básico - é vista em toda a sua amplitude, inclusive no referente à validade conseqüencial. Para a avaliação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio -, após ser examinada em relação à ausência da validade de construto, o presente trabalho oferece propostas alternativas para esse exame. Ao examinar o ENC - Exame Nacional de Cursos, o chamado “PROVÃO”, o presente texto detém-se na questão da validade de conteúdo e faz restrições ao uso da curva normal na apresentação dos resultados. Ao final, é examinado o significado da auto-avaliação e da avaliação externa.

Keywords : Avaliação Educacional; Avaliação Em Larga Escala; Avaliação Sistêmica; SAEB; ENEM; ENC.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )