SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Gênero e desempenho em matemática ao final do ensino médio: quais as relações?Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

GATTI, Bernardete A.. O professor e a avaliação em sala de aula. Est. Aval. Educ. [online]. 2003, n.27, pp.97-114. ISSN 0103-6831.

O presente artigo discute a avaliação educacional como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão. A autora procura suprir deficiências apresentadas nos cursos de formação de professores e mostra a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, ressaltando, por outro lado, a integração da avaliação no ensino e sua importância na apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos. Aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores, ressalta a avaliação em processo e, no final, faz novas considerações sobre a relação ensino/avaliação.

Palabras clave : Avaliação educacional; planejamento do ensino; orientação; avaliação em processo; ensino/avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )