SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

NUNES, Lina Cardoso. Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental. Est. Aval. Educ. [online]. 2003, n.27, pp.133-154. ISSN 0103-6831.

Este artigo relata o breve estudo que teve como objetivos, inicialmente, analisar as relações entre avaliação e aprendizagem dos conteúdos sistemáticos propostos pela escola, identificando como a forma de avaliar e/ou os procedimentos de avaliação podem influenciar no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos avaliados. Posteriormente buscou-se analisar as modalidades de avaliação implementadas no Ensino Fundamental no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, explicitando a sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia do sujeito. A investigação foi realizada em quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro e teve como principais conclusões que há um empenho indiscutível da direção para o êxito das atividades que são desenvolvidas com seriedade e respeito pela equipe de professores e embora se observe, em diferentes momentos, os entraves para a realização das propostas oficiais, já se pode reconhecer que novos rumos para o processo de avaliar se instituem progressivamente.

Palavras-chave : Avaliação; Aprendizagem; Autonomia; Parâmetros Curriculares Nacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )