SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28A evolução recente do rendimento escolar das crianças brasileiras: uma reavaliação dos dados do SaebO referencial teórico na construção dos questionários contextuais do Saeb 2001 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

VIANNA, Heraldo Marelim. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Est. Aval. Educ. [online]. 2003, n.28, pp.23-38. ISSN 0103-6831.

O artigo oferece reflexões sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definição de uma política de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a idéia de avaliação a uma efetiva política de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a critério. O trabalho chama a atenção para a influência da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisões. A questão da disseminação dos resultados é vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à temática geral sobre “padrões e avaliação” são igualmente considerados. 

Palavras-chave : Educational evaluation; Action policy; Criterion Referenced Test; Decisiontaking processes; Meta-evaluation; Dissemination of results.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )