SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28O referencial teórico na construção dos questionários contextuais do Saeb 2001Tessituras de avaliação formativa: um estudo de práticas docentes em construção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

VALENTE, Silza Maria Pasello. A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira. Est. Aval. Educ. [online]. 2003, n.28, pp.75-88. ISSN 0103-6831.

O presente artigo discute, introdutoriamente, questões relativas à avaliação da aprendizagem centrando-se no entendimento de como esta deve se processar. Na seqüência, analisa como a avaliação é compreendida e contemplada nos documentos oficiais, especialmente nos processos avaliativos de larga escala (Saeb e Enem), no Referencial Curricular para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Ensinos Fundamental e Médio.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Reforma Educacional Brasileira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )