SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28O referencial teórico na construção dos questionários contextuais do Saeb 2001Tessituras de avaliação formativa: um estudo de práticas docentes em construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

VALENTE, Silza Maria Pasello. A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira. Est. Aval. Educ. [online]. 2003, n.28, pp.75-88. ISSN 0103-6831.

O presente artigo discute, introdutoriamente, questões relativas à avaliação da aprendizagem centrando-se no entendimento de como esta deve se processar. Na seqüência, analisa como a avaliação é compreendida e contemplada nos documentos oficiais, especialmente nos processos avaliativos de larga escala (Saeb e Enem), no Referencial Curricular para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Ensinos Fundamental e Médio.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Reforma Educacional Brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )