SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Tessituras de avaliação formativa: um estudo de práticas docentes em construçãoOs efeitos do projeto político-pedagógico na gestão escolar, segundo a concepção dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

Influência do professor e do ambiente em sala de aula sobre a proficiência alcançada pelos alunos avaliados no Simave-2002. Est. Aval. Educ. [online]. 2003, n.28, pp.103-124. ISSN 0103-6831.

Em geral os sistemas de avaliação educacional mantêm um mesmo objetivo prioritário de encontrar mecanismos para melhorar a qualidade do ensino oferecido à sociedade. Além de identificar resultados da aprendizagem dos alunos, avalia-se o conjunto do sistema educacional. Dentro desse contexto o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) foi instituído pela Secretaria de Estado de Educação no ano de 2000. Os dados do contexto escolar mineiro que são disponibilizados pelo Simave-2002 estão agrupados hierarquicamente, ou seja, os alunos estão agrupados em turmas, que se agrupam em escolas. O presente estudo empregou modelos hierárquicos (multinível) com o objetivo de avaliar o impacto que características do professor e do ambiente em sala de aula apresentam sobre a proficiência dos alunos das 4ª séries do Ensino Fundamental que fizeram os testes de Língua Portuguesa do Simave-2002. Buscando investigar os fatores que atuam na diferenciação entre as proficiências dos alunos foram considerados os modelos com os níveis de hierarquia: aluno (nível 1) e turma (nível 2). Foi encontrada explicação para uma grande proporção da variação dos escores alcançados pelos alunos quando aspectos relativos à sala de aula são considerados na modelagem.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Modelo Hierárquico; Efeito da Sala de Aula.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )