SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue30As representações sociais de professores do ensino médio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

NOBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria  and  THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, vol.15, n.30, pp.05-16. ISSN 0103-6831.

Este trabalho revela uma preocupação com o modo de entender e encaminhar o processo de produção científica, pelo estudante/pesquisador, com relação à elaboração do estado da questão sobre seu tema, objeto de investigação. Discute domínios que o estudante/pesquisador deve alcançar para a elaboração do estado da questão, assinala caminhos para a construção dessa etapa do processo de pesquisa e destaca as implicações epistemológicas deste processo. Os subsídios metodológicos para a abordagem destas reflexões são oriundos de debates e discussões em disciplinas e seminários de metodologia de pesquisa, sessões de orientação de monografias, dissertações e teses.

Keywords : Estado da questão; estado da arte; revisão de literatura; formação do pesquisador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )