SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número30As representações sociais de professores do ensino médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

NOBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria  y  THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, vol.15, n.30, pp.05-16. ISSN 0103-6831.

Este trabalho revela uma preocupação com o modo de entender e encaminhar o processo de produção científica, pelo estudante/pesquisador, com relação à elaboração do estado da questão sobre seu tema, objeto de investigação. Discute domínios que o estudante/pesquisador deve alcançar para a elaboração do estado da questão, assinala caminhos para a construção dessa etapa do processo de pesquisa e destaca as implicações epistemológicas deste processo. Os subsídios metodológicos para a abordagem destas reflexões são oriundos de debates e discussões em disciplinas e seminários de metodologia de pesquisa, sessões de orientação de monografias, dissertações e teses.

Palabras clave : Estado da questão; estado da arte; revisão de literatura; formação do pesquisador.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )