SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número30As representações sociais de professores do ensino médioTecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

NASCIMENTO, Claudio Tarso De J.S.  y  PELLEGRINI, Ana Maria. A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, vol.15, n.30, pp.29-56. ISSN 0103-6831.

O objetivo deste estudo foi identificar como crianças de 4/5 e 6/7 anos de idade se auto-organizam e aprendem habilidades motoras básicas quando brincam livremente na escola. Participaram deste estudo 24 crianças com idades entre 4/5 e 6/7 anos que foram orientadas a brincar livremente. Algumas formas emergiam natural e espontaneamente entre as crianças como as corridas em linha reta e as corridas em círculo. Foram observadas três situações de aprendizagem: a) ações individuais, quando brincava sozinha explorando o espaço e o próprio corpo; b) imitação ou modelo, quando observava o que a outra estava fazendo; c) a busca de um parceiro,  quando encontrava uma outra criança e juntas executavam uma ação motora. Os dados sugerem que formas de auto-organização emergem espontaneamente entre as crianças enquanto brincam. Concluímos que o processo de aprendizagem ocorre a partir das relações estabelecidas entre as crianças quando exploram suas próprias ações e passam a orientar as ações motoras de outras crianças.

Palabras clave : Desenvolvimento Motor; Auto-Organização; Habilidades Motoras e Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )