SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número30A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escolaEscolas em ciclos: particularidades evidenciadas a partir dos dados do Saeb índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

GOMES, Henriette Ferreira  y  LORDELO, Eulina Da Rocha. Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, vol.15, n.30, pp.57-82. ISSN 0103-6831.

Estudo descritivo acerca da comunidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), cuja amostra foi composta pela Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FCH). Seu objetivo foi o de identificar, descrever e analisar como a oralidade, a escrita e outras tecnologias vêm sendo utilizadas na construção do conhecimento, junto a 103 docentes e 112 estudantes. A análise dos dados resultou da combinação das abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que o uso das diversas tecnologias vem ocorrendo mais intensamente, incluindo entre elas o computador e os materiais da Internet, nas etapas de acesso aos conteúdos e de debates/troca de informações, como uma estratégia voltada à organização de sínteses integradoras dos conteúdos estudados. A análise sugere que as práticas que exigem atenção concentrada parecem favorecer o uso da escrita e da leitura em papel, enquanto que as atividades de acesso e de debate, em atenção mais dispersiva, favorecem a articulação com as “novas tecnologias”, indicando que estas são mais utilizadas quando permitem maior mobilidade e ação.

Palabras clave : Processamento Da Informação; Práticas De Estudo; Ensino Superior; Tecnologias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )