SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue30Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivoLegitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

FERNANDES, Claudia De Oliveira. Escolas em ciclos: particularidades evidenciadas a partir dos dados do Saeb. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, vol.15, n.30, pp.83-106. ISSN 0103-6831.

O trabalho apresenta os resultados obtidos a partir de um survey educacional (Saeb 2001) no que diz respeito à temática da organização da escolaridade em ciclos, em especial a análise do contexto geral no qual os ciclos foram implementados, as condições escolares e as atitudes dos docentes das escolas em ciclos. Tal análise foi realizada a partir da comparação entre escolas seriadas e escolas organizadas em ciclos, utilizando-se indicadores que mostraram diferenças percentuais significativas em relação às categorias citadas acima. Os resultados demonstraram aspectos de significativa relevância no que tange às ações necessárias para a implementação dos ciclos nas escolas brasileiras.

Keywords : Série; Ciclo; Escolaridade; Política Educacional; Currículo; Formação Docente; Cultura Da Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )