SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número30Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivoLegitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

FERNANDES, Claudia De Oliveira. Escolas em ciclos: particularidades evidenciadas a partir dos dados do Saeb. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, vol.15, n.30, pp.83-106. ISSN 0103-6831.

O trabalho apresenta os resultados obtidos a partir de um survey educacional (Saeb 2001) no que diz respeito à temática da organização da escolaridade em ciclos, em especial a análise do contexto geral no qual os ciclos foram implementados, as condições escolares e as atitudes dos docentes das escolas em ciclos. Tal análise foi realizada a partir da comparação entre escolas seriadas e escolas organizadas em ciclos, utilizando-se indicadores que mostraram diferenças percentuais significativas em relação às categorias citadas acima. Os resultados demonstraram aspectos de significativa relevância no que tange às ações necessárias para a implementação dos ciclos nas escolas brasileiras.

Palabras clave : Série; Ciclo; Escolaridade; Política Educacional; Currículo; Formação Docente; Cultura Da Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )