SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número30Alocação do tempo para estudo e desempenho no vestibular: evidências a partir da Universidade Federal da Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

SILVA, Sidney Reinaldo. Os desafios do ensino frente à tradição iluminista. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, vol.15, n.30, pp.163-178. ISSN 0103-6831.

O resgate teórico da relação entre instrução e civilização proposta pelos Enciclopedistas, na segunda metade do século XVIII, tem muito a contribuir para com o atual debate entre as concepções liberais e comunitárias da educação. Para Condorcet, que estava ligado àquele movimento filosófico, a civilização constitui-se em uma ampla perspectiva cultural capaz de sobrepujar as diferenças mais profundas entre os povos e de impor um padrão homogêneo ao modo de ser das nações. Assim, civilizar é também formar a razão e a moral dos povos. Sujeita a perfectibilidade, a humanidade estaria condenada a manter-se progredindo ou a perder suas conquistas. Portanto, a civilização, embora seja a expressão maior do progresso do espírito humano, estaria sempre ameaçada pela barbárie. O progresso resultaria da necessidade de superação racional das tradições dos povos.  A civilização seria um critério de avaliação.

Palabras clave : Educação; Civilização; Tradição; Modernidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )